Shatāvarī


Dentro do Ayurveda, Shatāvarī é a planta de excelência para a mulher. 
A auxilia nas fases e nos processos mais importantes de sua vida, tais como: menstruação, gravidez, parto, puerpério, amamentação e menopausa; sendo assim, uma grande aliada dos sistemas imunológico, endócrino e reprodutivo feminino.

Do sânscrito, Shataavarii: Shat= Cem e Vari= curador, ou seja, curadora de uma centena de doenças. Porém a tradução literal e mais conhecida é: “aquela que possui cem maridos”, referindo-se a tamanho poder da planta sobre o sistema reprodutivo feminino, que fornece força suficiente para que tenha cem maridos. Outro significado é “enfermeira”, simbolizando esse acompanhamento e cuidado com a mulher durante várias fases da vida.

Nunca me esqueço quando anunciei ao Dr. Ruguê, meu professor de Āyurveda que estava grávida… Antes mesmo de me dar os parabéns, ele disse: Shatāvarī! Desde então comecei e continuo até hoje a usá-la (devido à amamentação), com ótimos resultados. Houve também um fato interessante durante uma viagem à Itália: minhas pílulas de Shatāvarī haviam acabado e lá não sabia onde comprá-las. Como só iria passar 10 dias e seguiria para Índia, fiquei tranqüila. Resultado: dois dias antes de embarcar para Índia fiquei muito doente, impossibilitada de comer. Desta forma meu leite fora acabando, meu bebê emagrecendo e também acabou doentinho. Assim que cheguei à Índia fui atrás de Shatāvarī, tomei as pílulas à noite e no dia seguinte… Leite novamente!

…Mas para além das inúmeras propriedades físico-químicas, que serão abordadas mais detalhadamente em outra seção, acho interessante mencionar aqui as propriedades sutis da erva:
Shatāvarī é uma erva Sattvica. Para o Āyurveda, Sattva é o estado de equilíbrio, enquanto Rajas é ação e Tamas é inécia. Portanto, a erva traz equilíbrio à mente e às emoções, aliviando desta forma tanto a agitação de Rajas quanto a letargia de Tamas. A nível emocional, ajuda no desenvolvimento do amor e da devoção.

Foi inspirada então na perfeição do corpo e d’alma feminina, na sabedoria milenar do Āyurveda, nos profundos significados e na experiência continua do uso desta planta, que escolhi o nome:
Shatāvarī - consultoria ayurvédica para mulheres.

Da mesma forma, a intenção é trazer excelência no trabalho para com a mulher, cuidando na com-ciência e sensibilidade.

Namaste,
Thais Andrade – idealizadora do projeto.

5 comentários:

  1. Olá Thais, você tomou shatavari durante toda a gravidez? Estou com esta dúvida pois estou com 8 semanas e não sei se sigo tomando ou não. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Berenice, segui tomando durante toda a gestação até o final da amamentação! esse é o mais indicado! um abraço, Thais.

      Excluir
  2. Bom dia Thais,

    Uma amiga me indicou o Shatavari quando ficou sabendo do meu desejo de ser mãe, eu comprei por um site americano, mas o produto foi detido na alfândega. :((
    Eu gostaria muito de saber onde posso encontrar aqui no Brasil, ou em alguma loja virtual de confiança.

    Desde já agradeço muito pela atenção.

    Grande abraço,

    Otávia Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi vc pode encomendar na farmácia kalayasa, com a anakalayasa@hotmail.com.
      Ela é filha do Dr. Ruguê e tem uma farmácia, a Kalayasa.
      Elisa

      Excluir
  3. bom dia tomar a erva e totalmente seguro para maes gravidas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...