quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CUIDADOS AYURVÉDICOS PÓS PARTO MAMÃE&BEBÊ



Durante a gestação, de forma perfeita, um novo ser se desenvolve dentro de nós. O útero aumenta 20 vezes seu tamanho normal e faz um lar aconchegante para o bebê. Depois do parto, aquele espaço que outrora era ocupado pelo bebê fica vazio e passa a ser ocupado pelo ar.

Na Ayurveda, o ar corpóreo é chamado de Vata. Vata é a bioenergia responsável por todos os movimentos do nosso corpo, mas quando em excesso gera inúmeras complicações funcionais tais como: constipação, gases, ansiedade, agitação, insegurança, insônia, desnutrição, má absorção, envelhecimento, frio excessivo, secura, entre outras.
Durante o pós-parto, essa energia tende a se acumular tanto pelo espaço uterino ter sido ocupado pelo ar, como pela falta de sono devido à amamentação noturna, preocupações com o novo bebê, mudança na rotina, mudanças no corpo e todas as funções que a mãe tem que adaptar a sua nova vida. "A mãe é parida junto com seu filho".

Com todas estas transformações, o AGNI, nosso poder digestivo fisiológico/mental também tende ao desequilíbrio e conseqüentemente poderá resultar em biotoxinas indesejáveis.
Então, alguns cuidados devem ser tomados para que a depressão pós parto e outras complicações passem longe das mamães.

Cuidados com a mãe

Uma dieta leve como sopas, kichadi, ou arroz e vegetais com especiarias são mais indicados, assim como chás em geral são muito bons para terminar de limpar o organismo. Evite comer e beber coisas geladas, alimentos gordurosas, alimentos crus e pesados antes de sentir que sua digestão e eliminação estão adequados. Depois de regularizada a digestão, procure comer alimentos puros, frescos, nutritivos e que estejam de acordo com a sua constituição.


Respeite o poder de recuperação natural de seu corpo e evite atividades físicas e mentais extenuantes, sexo, exposição ao vento, frio ou chuva... principalmente durante a quarentena. Nesse período, toda sua energia deve se voltar para a AMAMENTAÇÃO.

Por tanto, quando seu bebê dormir durante o dia, aproveite para descansar um pouquinho junto a ele, até que seu corpo se acostume com as mamadas noturnas e o sono interrompido (de acordo com Ayurveda, essa é uma das únicas indicações para dormir durante o dia).


Para as mamães que tiveram parto normal é indicado que façam a higiene vaginal com água ou chá de malva - que é antinflamatória, ao invés de usar papel higiênico. Depois secar com um paninho de algodão e então aplicar óleo de copaíba suavemente com os dedos - que é um ótimo cicatrizante.
Faça semanalmente massagem com óleo morno de gergelim (abhyanga), para acalmar Vata Dosha no seu organismo.

Para eventuais rachaduras nos seios pingar 4 gotas de óleo essencial de rosa + 2 gotas de óleo essencial de limão em duas colheres de sopa de óleo vegetal. Massagear a área afetada e limpar com um algodão com água morna antes de o bebê mamar.

Cuidados com o bebê
Amamentar é o bem maior que você pode dar a seu bebê. Durante o processo, sente em um local confortável, apoie seu braço em uma almofada e deixe tudo o que eventualmente for precisar bem perto de você(copo de água, celular, paninho, concha coletora, etc) para não interromper esse momento especial. Troque caricias, olhares e palavras...esteja inteira de corpo e alma para seu  bebê.


Massageie diariamente o bebê com óleo morno de gergelim e depois dê um banho bem gostoso pingando algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda na banheira.

Dê muito colo e utilize o wrap sling ou outro carregador de bebês para que ele retome aquela gostosa sensação intra-uterina.

Para fazer a higiene no bebê, evite utilizar baby wipes ou aqueles paninhos umedecidos,  bem como aquelas pomadas e cremes contra assadura, pois esse produtos levam muita química. Utilize um algodão com água morna, seque com paninho e aplique óleo de gergelim puro ou medicado com calêndula ou camomila. Para limpar o coto umbilical passar um cotonete emebido em álcool 70%.

Se o bebê apresentar gases, faça uma suave massagem abdominal com óleo morno de gergelim no sentido horário e depois movimente os joelhinhos até o umbigo fazendo uma leve pressão no abdome. Em seguida banho de balde.

Obs: Os óleos vegetais sempre devem ser aqueles extra virgens e prensados a frio. Nota para o óleo de gergelim que não pode ser aquele óleo de gergelim torrado.

...Espero que essas dicas ajudem em um maternar pleno, cheio de saúde e disposição!
Harih Om






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...