quarta-feira, 18 de abril de 2012

PORQUE COSMÉTICOS NATURAIS?

Acho fundamental uma discussão em torno dos cosméticos, já que hoje, as mulheres são o alvo principal dessa indústria.

Assim como tudo o que é industrializado, muitas substâncias tóxicas e carcinogênicas são adicionadas aos produtos a fim de conservar e torná-los esteticamente mais atraentes.

Conservantes, corantes, essências, estabilizantes, derivados do petróleo, metais pesados e porcarias de todos os tipos são adicionados aos produtos que utilizamos frequentemente em nossa rotina diária – basta ler as minúsculas letras nos rótulos nas embalagens.



Por acaso você já se perguntou o que são essas palavras esquisitas?

São substâncias artificiais/ inorgânicas/ tóxicas, porque o corpo não reconhece, não consegue assimilar, vão sendo acumuladas no organismo e por isso viram toxinas causadoras de câncer, asma, alergias, eczemas, entre outras coisas..

Fora todos os cruéis testes realizados em animais!!

..e, MAMÃES fiquem espertas, esses veneninhos também estão em peso nos produtos dos seu BEBÊS!!


A pele é o maior órgão do corpo humano e possui uma capacidade de absorção inacreditável. Tudo o que é absorvido pela pele vai para o sangue. A corrente sanguínea irriga todos os nossos tecidos, órgãos, glândulas, célula por célula. Sua função é transportar nutrientes e oxigênio para cada partezinha do nosso corpo - mas atualmente, com a quantidade de substâncias químicas que ingerimos pela boca através da comida; pela pele através dos cosméticos, produtos de limpeza, poluição; e pelas narinas também através da poluição – a função do sangue se tornou espalhar toxinas cumulativas pelo corpo, já que essas substâncias não são digeridas e permanecem ali por toda a vida.

Quanto a célula está intoxicada “o que é bom” não pode entrar, porque não tem espaço. A inteligência do corpo começa a se perder...

Na medicina Ayurveda, a pele é utilizada principalmente  como via de administração de medicamentos (óleos vegetais, ervas medicinais, óleos essenciais..) através das massagens, devido a seu alto poder de absorção.
Também através de procedimentos como swedana (saúna) é possível potencializar a penetração dessas substâncias medicinais, naturais e orgânicas bem como fazer tratamentos de desintoxicação.


Para nós terapeutas, o estado da pele expressa o estado do sangue, e é por isso que muitas vezes apenas um tratamento local não resolve o problema. Ervas depurativas do sangue, dieta adequada, atividade física, swedana, bem como sangria e até panchakarma, muitas vezes são indicados nos tratamentos de pele.

O lema do Ayurveda é: SÓ COLOQUE NA PELE AQUILO QUE VOCÊ PODE COLOCAR NA BOCA!

Para complementar essa reflexão quero postar um vídeo maravilhoso da americana Annie Leonard



<iframe src="http://www.storyofstuff.org/movies/embed_SoCos.html" style="border:0px;" name="SoCos_embed" scrolling="no" frameborder="0" align="top" height="600px" width="738px"> </iframe>

Nos próximos posts, novidades e sugestões de cosméticos naturais...

Viva a Vida!




3 comentários:

  1. o vídeo não entrou..
    acessem através do link:
    http://www.storyofstuff.org/movies-all/story-of-cosmetics/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa suas explanação sobre os assuntos cotidiano na visão ayurvedica.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa suas explanação sobre os assuntos cotidiano na visão ayurvedica.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...