quinta-feira, 14 de julho de 2011

Gesta-AÇAO plena e feliz

Todas nós queremos ter filhos saudáveis. Todas nós queremos ter filhos felizes. Todas nós queremos filhos realizados.
Se somos nós que gestamos nossos filhos, será possível que eles possuam essas qualidades se  nós não as possuímos?
De acordo com o Ayurveda, o mais importante é estar saudável antes de engravidar, mas isso não significa apenas estar ausente de sintomas desconfortáveis. No Charaka Samhita, o grande livro-texto do Ayurveda, a saúde é definida como:
Sama dosha samaagnis ca sama dhatu mala kriya Prasannaatmendriya manah svatha ityabhidhiyate
 "Quando as bioenergias(doshas), a digestão (agni), os tecidos(dhatus), as excreções  estão em equilíbrio e quando a mente, o intelecto e a alma, estão em harmonia, a pessoa está saudável".
No caso da mulher é importante mencionar que principalmente a saúde do ciclo menstrual deve ser bastante considerada antes de engravidar, já que este irá influenciar muito no seu estado gravídico e no parto. Quanto mais saudável, ou seja, regular e sem sintomas fortes de TPM, mais tranqüilo será todo processo de gestar e parir.  
Mas se por acaso você já engravidou e não está saudável ou quer melhorar seu estado atual, isso deve ser feito o quanto antes. Melhora na alimentação, exercício físico moderado, Yoga, e abstenção de qualquer tipo de droga, vão fazer efeitos imediatos.
ALIMENTAÇÃO
Primeiramente gostaria de esclarecer alguns mitos ao redor da alimentação para grávidas:
-"a grávida deve comer por dois"
Não. A grávida deve comer sempre que tem fome e na quantidade razoável para se sentir satisfeita, sempre respeitando seu Agni, ou seja, sua fome verdadeira que naturalmente aumentará. Se assim fizer, se sentirá mais disposta e saudável por não sobrecarregar ainda mais seu organismo, que já esta gastando muita energia com a formação de um novo ser e com a excreção de ambos. Quando a grávida ultrapassa seu limite digestivo, pode ficar constipada e formar toxinas.
 -"a grávida deve ter uma dieta rica em proteína, ou seja, deve comer carne"
Muito cuidado deve ser feito em torno desta afirmação. Hoje em dia as pessoas sofrem muito mais problemas pelo excesso do que pela falta de proteína. Comendo alimentos no seu estado natural (orgânicos e integrais), bem como associando um cereal integral e uma leguminosa a grávida e qualquer pessoa consegue exatamente todos os aminoácidos essenciais que estão presentes na carne. O excesso de proteína é difícil de ser digerido, absorvido e excretado pelo corpo, devido ao seu tamanho molecular. Para ser digerida é preciso muita energia, e quando em excesso deixa muitos resíduos como uréia e acido úrico, que são moléculas não excretáveis e que acabam por se acumular nas articulações e nos tecidos do corpo. Além disso a industria da carne é carregada de hormônios, substancias químicas e crueldade.

Depois de considerada essas premissas, vamos às qualidades ideais para a alimentação da gestante, que deve ser: NUTRITIVA, VITALIZANTE, PURA e com predominância dos sabores DOCE e ÁCIDO.

Como assim?
Alimentação nutritiva significa que contém bastante caloria.
Atenção: a caloria que tratamos aqui não são calorias vazias provenientes de alimentos com açúcar refinado, hipercalóricos ou cheios gorduras saturadas. Esse tipo de alimentos fornece energia de forma rápida e depois deprime o sistema nervoso, trazendo dependência, vícios e acúmulo de gordura.  Aqui tratamos de alimentos que são ricos e completos, que fornecem energia de maneira gradual e equilibrada e ajudam no desenvolvimento (anabolismo) dos tecidos do corpo da mãe e do bebê.

Alimentação vitalizante significa que contém bastante Prana ou energia vital.
Alimentos ricos em energia vital são alimentos que ainda estão vivos, como: alimentos crus, grãos germinados e alimentos frescos. Alimentos frescos são alimentos que foram pouco processados, que estão mais próximos de sua fonte e forma original, que pertencem à região e à estação do ano, e que são feitos diariamente.

Alimentação pura significa que não tem aditivos químicos.
São alimentos integrais, orgânicos, frescos e vivos. Ou seja, não são enlatados, congelados, embutidos, refinados, processados ou em conserva.

Alimentação rica em sabor doce e ácido
Esses sabores têm predominância de elementos que ajudam a desenvolver os tecidos do corpo, são anabólicos, nutritivos e tônicos.
O sabor doce aqui não está relacionado ao açúcar, mas sim ao principio dos carboidratos complexos que tem natureza doce e é formado pelos elementos terra e água. Esse sabor é produtor de essência vital (ojas) e ajuda a desenvover o plasma, tecido sanguineo, tecido muscular, tecido gorduroso, tecido nervoso e tecido reprodutivo. Exemplos:
Cereais integrais - arroz, trigo, quinoa, amaranto, aveia, centeio, cevada...
Raízes – cenoura, beterraba, gengibre, batata, batata doce...
Adoçantes – açúcar mascavo, melado, mel...
Frutas – banana, maçã, uva, laranja...
Laticínios – leite, ghee, queijo, manteiga...

O sabor ácido é formado pelos elementos terra e fogo e ajuda principalmente no desenvolvimento do primeiro tecido que é o plasma, isso pode ser percebido com o aumento da salivação ao consumir qualquer produto desta natureza. Exemplos
Frutas - laranja, banana, morango, limão, uva verde...
Laticinios - queijo, iogurte...
Alimentos fermentados - vinagre, missô...

Sabendo dessas qualidades fundamentais, a grávida pode seguir com uma alimentação balanceada e adequada para seu estado atual. Abaixo seguem as recomendações alimentares propriamente ditas:
Frutas: limão, laranja, pêssego, uva, banana, abacate, cereja, manga, maça, frutas doces e ácidas; evitar misturar frutas de natureza diferente, evitar mamão, e nunca comer frutas a noite ou misturá-las com leite e iogurte
Legumes: abobrinha, abóbora, berinjela, brócolis, pimentão, couve flor, tomate...
Verduras: couve, alface, alface roxa, escarola, salsinha, salsão, rúcula; agrião em moderação.
Raízes: batata, gengibre, cenoura, beterraba em moderação; cebola e alho raramente.
Brotos: de feijão, de alfafa, de lentilha...
Leguminosas: grão de bico, feijão, ervilha, lentilha, tofu; sempre temperados com açafrão, folha de louro, cominho e coentro para não formar gases.
Cereais integrais: arroz, quinoa, amaranto, aveia, centeio, cevada...
Oleaginosas: castanha do para, amêndoas, gergelim, nozes; não comprar aquelas que vem torradas e salgadas.
Frutas secas: uva passa (ótimo laxativo quando estiver presa), banana passa, damasco, tâmaras; deixar de molho na água por 30 minutos na água ou leite e depois consumir.
Óleos vegetais prensados a frio: azeite de oliva, girassol, gergelim, tahine.
Adoçantes: Mel e açúcar mascavo; não usar açúcar branco refinado.
Sal: sal marinho ou sal de rocha; não usar sal branco refinado ou shoyu.
Temperos: açafrão, erva doce, levedo de cerveja, orégano, manjericão, alecrim, folha de louro, cominho e coentro.
Laticínios: leite e iogurte integrais e orgânicos, ghee, queijo fresco; evitar comer muito queijo principalmente os muito fedidos e curados.
Carnes: evitar carnes e ovos; nunca misturá-las com derivados do leite como: creme de leite, queijos, manteiga e etc.; sempre temperar com limão e açafrão para ajudar na digestibilidade.
-nunca misturar ghee com mel em quantidades iguais.
-nunca aquecer mel.
-nunca misturar leite e iogurte com frutas.
-nunca comer frutas junto da refeição.
-beber pouco ou nenhum liquido durante as refeições, sempre 1 hora antes ou 1 hora depois.
-não tomar refrigerantes, bebidas gasosas, sucos prontos, de caixinha ou em pó, álcool, água gelada. Suco de frutas, água de coco, água na temperatura ambiente ou chás florais e calmantes são as melhores opções.
-não fazer nenhum tipo de jejum ou ficar muito tempo sem comer; mas respeitar seu corpo se não sente fome.
-ter cuidado com alimentos estimulantes, picantes, frituras, demasiado salgados, amargos e adstringentes.
-não usar nenhum tipo de droga.
DIA-A-DIA
É importante lembrar que principalmente seu estado físico e mental influenciará o estado físico e mental de seu bebê. Isto há muito tempo sabido, foi sendo perdido e banalizado.
Portanto cabe a você e a seu parceiro resgatarem essa filosofia: trocando muito carinho, conversando e direcionando a vida para que o novo Ser seja bem recebido.
A gestante deve:
Realizar atividades prazerosas e auto-cuidados diários como: massagens, tratamentos de belezas, banhos terapêuticos, atividades artísticas, prática de Yoga e meditação, caminhadas e exercícios aquáticos suaves.
Procurar manter-se o maior tempo possível em meio à natureza e se desconectar de computadores em demasia, televisão, e fortes estímulos como: filmes violentos, cheiros fortes e desagradáveis, poluição, alta sonoridade, coisas feias, sabores extremos, ambientes competitivos e estressantes. Ao invés disso, ouvir músicas agradáveis, cantar e dançar!
Evitar trabalho mental excessivo: o cérebro da mulher encolhe e seu funcionamento mental só retorna ao normal 6 meses após o parto. Isso acontece para que a mulher dirija sua atenção para seu corpo e seus instintos. Então ao invés de "intelectualizações" faça meditações e se conecte com o novo ser que habita dentro de você.
Passar mais tempo em casa, principalmente depois do 8º mês que é quando seu corpo está super concentrado em transferir ojas para o bebê. 
Socializar-se com pessoas que realmente lhe amam.
Respeitar seus desejos.
Curtir e registrar cada momento e cada transformação.
...Em resumo, você deve ser tratada como uma Deusa! Mas também deve ser a responsável pela sua nutrição, pela nutrição de seu marido e de seu futuro bebê. Pois é a mulher o pilar da família e é a energia feminina que mantém as qualidades essenciais para uma estrutura emocional forte e feliz dentro do lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...