sábado, 25 de junho de 2011

DELEITE: para o bebê, o melhor leite é o da mãe!



Dia 24/06 foi o dia mundial do leite, e eu, mamífera convicta dos beneficios da amamentação exclusiva e em livre demanda, não poderia deixar fazer esta homenagem a uma das ações mais nobres que uma mulher pode exercer.

Depois de muitas controvérsias, hoje em dia a ciência volta a afirmar que o melhor leite para o bebê é o leite de sua mãe. 
Além de ser o mais completo e nutritivo alimento, ajuda no desenvovimemento físico e mental, previne contra problemas respiratórios, digestivos e do trato urinário e constrói de forma sólida a imunidade do bebê para toda a vida.
A amamentação ajuda também o útero da mãe retornar ao seu tamanho normal, evita os riscos de câncer de mama... e incrivelmente, foi visto em algumas mulheres que o tamanho de seu intestino é aumentado, proporcionando a ela que tenha maior absorção de nutrientes e melhor expulsão de resíduos. 
A amamentação é ecológica, natural e econômica.

Para além disso, o amamentar cria uma linguagem sutil e refinada entre a mãe e seu bebê, que aprendem a se interpretar através do olhar, do calor, do toque e do vinculo afetivo que é formado durante o processo e fora dele também. A mulher que amamenta sabe exatamente as necessidades de seu filho bem como seu filho sabe como chamar a atenção da mãe, as necessidades de ambos se interconectam. Um exemplo clássico é que ao chegar a hora do bebê mamar, a mãe sente seu seio enchendo de leite... pura dádiva da natureza.

O Ayurveda indica a todas as mulheres que amamentem seus filhos exclusivamente até os seis meses, e ensina que através do leite, a mulher continua transferindo Ojas ao seu bebê - a substância mais refinada do corpo humano, a pura essência da vida que produz saúde, longevidade, plenitude e contentamento.
Por tanto até onde o bebê aceitar, de-leite!
Para isto é preciso que a mulher tenha uma boa alimentação: nutritiva, rica nos sabores doce e ácido, de fácil digestão, em uma quantidade adequada e de acordo com sua constituição. Basicamente o que a mulher consumiu durante a gestação será de facil aceitação na amamentação. Ervas galactagogas e produtoras de Ojas como: Shatavari, Aswagandha, Guduchi, Erva doce, Anis, Funcho bem como água de coco e sucos de frutas ácidos são ótimos. Massagens frequentes, preferivelmente com óleo morno, são altamente recomendadas neste período, pois ajudam na circulação dos fluidos da mulher.

No inicio, o amamentar tem suas peculiaridades e dificudades, mas em pouco tempo a sabedoria intrinseca de cada um, juntamente com o amor incondicional, resolve tudo como um passe de mágica. A mulher de natureza nutridora, lunar, doadora, literalmente se deleita em dar leite.
Do Michaelis:
de.lei.te
sm (de deleitar) 1 Delícia, gosto, regalo. 2 Prazer suave e demorado. 3 Voluptuosidade. Var: deleitação, deleitamento.

Veja também o artigo: Vantagens da amamentação prolongada - um processo complexo e ainda mal conhecido na página ARTIGOS deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...