quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ayurveda e as Plantas Medicinais

Plantas medicinais são usadas desde que seres humanos existem. Mas ainda existem muitos questionamentos a respeito de seu uso: São seguras? Realmente funcionam? Existem efeitos colaterais/ secundários? Baseado nisso, esse texto tem como objetivo clarear essas questões trazendo uma visão um pouco mais crítica a respeito do que a ciência moderna postula; visão essa que esta baseada na minha experiência própria e no conhecimento milenar do Ayurveda.
Plantas medicinais são seguras se usadas de forma correta e inseguras se usadas de forma incorreta. Funcionam muito bem para tratar desequilíbrios básicos do metabolismo e do corpo, mas são menos eficazes em doenças agudas que derivam de hábitos inadequados e ignorância, como por exemplo, demorar a tratar um desequilíbrio.

Shatavari
É ingênuo pensar que uma planta medicinal será 100% eficiente se o individuo não tem um estilo de vida e dieta que dê suporte a esse tratamento. Essa é uma das principais razões do porque a medicina moderna não teve sucesso no uso das plantas enquanto médicos ou terapeutas que utilizaram um "approach" holístico tiveram ótimos resultados.
As plantas só funcionam se criarmos um estilo de vida que dê suporte a seu uso, e o Ayurveda traz todas as orientações adequadas para isso. O principio básico está em re-ativar a inteligência de nosso corpo para que ele trabalhe junto com essas substancias orgânicas.
O Sistema Ayurvédico não separa a ingestão de alimentos, estilo de vida, ambiente, estado mental e projetos de vida das medicinas que são prescritas. Para Ayurveda não existe bom ou ruim, tudo pode ser remédio quanto veneno, a questão está no entendimento de como, quanto, quando, onde e porque usar determinada substância, pois Ayurveda é a ciência do entendimento da natureza das coisas.
Como medicamento, usamos plantas e minerais para re-equilibrar o organismo como um todo. O sintoma é uma consideração secundária, pois um sintoma e/ou patógeno jamais teriam se instalado no corpo se não houvesse um ambiente favorável para tal evento. Portanto Ayurveda da importância para a causa da doença, que nesta visão vem de um desequilíbrio das 3 bioenergias (doshas) também presentes no corpo, que são: Vata Pitta e Kapha. (leia mais no texto: O que é Ayurveda?)
No ocidente, os minerais são considerados pela medicina moderna como sendo tóxicos. Porém deveríamos nos questionar a respeito disso já que essas preparações são utilizadas há milhares de anos e ainda continuam sendo usadas em outras partes do mundo de forma muito segura. As únicas preparações minerais disponíveis são as produzidas pela homeopatia. Essas preparações tendem a manter os ingredientes originais intactos e contém quantidades e formatos eficazes para que o corpo as assimile. Entretanto, o reino das plantas provê inúmeros medicamentos que são altamente eficazes para equilibrar e manter a saúde. Ayurveda traz também em sua abordagem, o uso de formulas, misturando determinadas plantas para que ajudem o corpo a absorver ainda mais essas substâncias.
Mas porque que os estudos científicos feitos pela medicina moderna mostram que as plantas têm efeito limitado ou insignificante? E quais são seus efeitos colaterais?
Quanto à primeira questão, já discutimos mais acima: plantas medicinais precisam de um ambiente favorável para exercer seu potencial pleno. Além disso, trabalham melhor em um nível mais profundo do corpo para equilibrar problemas metabólicos do que em problemas agudos; mas mesmo assim, se usadas corretamente também podem ser usadas em doenças agudas e trazer bons resultados. Além disso, devemos nos questionar em relação aos procedimentos modernos para testar a eficiência das plantas. As plantas são organismos perfeitos e altamente equilibrados que não funcionam da mesma maneira se tiverem seus componentes isolados, pois o efeito medicinal se dá de maneira sinérgica. E o que a medicina moderna faz? Isola os componentes e os testa em animais.  Portanto o nosso guia de como usar as plantas deve estar baseado no uso tradicional. Na maioria das vezes, comparar os efeitos medicinais das plantas de uso tradicional com os efeitos de componentes isolados testado pela ciência moderna, certamente trará resultados diferentes, então atualmente isso dá descrédito ao potencial curativo das plantas.
Quanto aos efeitos secundários, eles são mais benéficos do que maléficos. Pela razão de que a planta possui sinergia de componentes, então por exemplo, se você usa uma erva para purificar o sangue seu efeito secundário será promover o funcionamento do fígado e aumentar a síntese de vitamina B12. Isso significa que as plantas têm efeitos muito vastos e impossíveis de ser totalmente quantificados da maneira que a medicina moderna valoriza.
Em resumo, o uso correto de plantas e formulas de plantas medicinais não será possível quantificar, medir e monitorar clinicamente falando da forma que a medicina moderna faz. Porém proporciona um tratamento altamente compreensível para seres humanos, uma vez que a natureza deste tratamento é qualitativa.
Plantas Medicinais X Remédios Sintéticos
Essa é outra questão polêmica: Quando usar plantas? Quando usar remédios sintéticos?
A questão principal gira em torno de algo que o Ayurveda enfatiza muito: seu corpo está apto a processar essas plantas medicinais?
A resposta é...  Sim!!!
Por quê? Porque as plantas possuem substancias orgânicas, vivas, e que ajudam e/ou facilitam o funcionamento natural do corpo. Elas além de dar suporte, nos fornecem os nutrientes e substancias de que precisamos e eliminam facilmente o que não precisamos ou não queremos, não criando deficiências no corpo. Já os remédios sintéticos não são reconhecidos e funcionam como corpos estranhos que forçam o organismo a trabalhar de determinada maneira, além disso, são muito difíceis de serem metabolizados e excretados pelo corpo, o que gera um gasto absurdo de energia para tal.
O que acontece é que hoje em dia é que somos muito imediatistas. Levamos anos abusando de nossos corpos (e ele agüentando firme e forte), mas então quando o problema sério aparece, queremos que seja resolvido como um passe de mágica. O que acontecem com as plantas medicinais é que elas demoram certo tempo para fazer efeito, algumas mais que outras, entretanto, realmente promovem a cura sem efeitos colaterais e dando tempo para refletirmos sobre a causa daquele problema, além disso, também trabalham de maneira nutricional, nos fornecendo vitaminas e minerais de que necessitamos, ainda mais hoje em dia com a alimentação moderna que esta tão processada e desvitalizada. Já os remédios resolvem imediatamente, porém apenas mascaram sintomas promovendo efeitos colaterais devastadores e tornando os problemas crônicos.
Mas há os que usam as plantas de maneira alopática, querendo "coisas naturais" para apenas aliviar sintomas. Isso também não adianta. Se abusarmos de seu uso, assim como em tudo na vida, as plantas nos trarão problemas principalmente de natureza nervosa e hormonal. Da mesma forma, em alguns casos, os remédios alopáticos podem ser usados de maneira consciente e são eficazes.
Como regra geral, não deixe a doença se instalar para tomar providencias. É quando os pequenos desequilíbrios aparecem que devemos começar a nos questionar a respeito do que estamos fazendo com nosso corpo-mente e agir! A questão não está apenas na substância que é usada, mas da forma com que é usada, na abordagem em que é usada.  Definitivamente, as plantas são as melhores substancia para seu corpo e o Ayurveda é uma linda abordagem que embasa o uso destes presentes da mãe-natureza; que além de curar, nutrem, previnem doenças e harmonizam nosso corpo-mente como um todo.
texto inspirado e traduzido a partir do livro Ayurveda healing for woman- Atreya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...