segunda-feira, 6 de junho de 2011

Menopausa - pausa para transformar



Tradicionalmente a menopausa trazia o simbolismo da mulher sábia, pois era o marco que representava a aquisição de experiência suficiente para "treinar o time familiar", ou seja, orientar, encorajar e ensinar as mulheres mais novas da família.
Há uma nova corrente de cientistas tentando explicar porque a menopausa é essencial para a vida humana:
A mulher do passado envelhecia tendo filhos e cuidando dos outros que já havia tido; mas depois de certa idade, a chance de morte tanto da mulher quanto do bebê era muito grande. Se ela morresse, colocava também em risco a sobrevivência de seus outros filhos que ainda estavam sendo criados; eles teriam melhores chances se ela parasse de ter filhos enquanto estivesse saudável.  Então muito sabiamente, a evolução trouxe a menopausa, que além de proporcionar mais segurança para a mulher e seus filhos propiciava a ela ajudar às mulheres mais novas a cuidarem e educarem de seus bebês. Assim, ela contribui com a preservação da espécie transmitindo seu material genético através de seus próprios filhos e contribui com a evolução da humanidade como um todo ajudando outras mulheres a serem e terem bebês saudáveis.
A menopausa muitas vezes é vista apenas como um evento isolado: a cessação do ciclo menstrual, mas na verdade ela é um processo que inicia geralmente entre os 30-35 anos, onde a mulher atinge o auge de sua saúde, e termina mais ou menos aos 51 anos quando ela finaliza o ciclo menstrual.
Atualmente na nossa sociedade, assim como o parto, menstruação entre outras coisas, a menopausa é vista como uma doença. Porém, as inúmeras crises que a menopausa traz são vistas apenas no ocidente: onde mulher esta mais "modernizada" descuidou de seus ciclos menstruais durante toda uma vida e onde o envelhecimento é sinônimo de descaso. 
Assim como a Menstruação não é a TPM, a Menopausa não é a síndrome em si; ela é o processo da perda da fertilidade com o declínio dos hormônios sexuais. Portanto a Menopausa da qual trataremos aqui não merece ser chamada de apenas de Menopausa, ela será chamada de Síndrome da Desordem da Menopausa.
AYURVEDA E A SINDROME DA DESORDEM DA MENOPAUSA
A maioria dos sintomas acarretados com a síndrome são características de Vata agravado, que caracteriza inclusive essa fase da vida da mulher.
Alguns deles são: secura e finura da pele e do cabelo, osteoporose, insônia, enxaquecas, ansiedade, depressão, mudança de humor, falta de clareza mental e perda de memória. Até mesmos os calores, que são de natureza Pitta, são manifestações primarias da qualidade desigual que é proeminente durante os desequilíbrios Vata. Se a mulher é mais Pitta, ou agravou seu Pitta durante muitos anos os calores serão ainda mais intensos e acompanhados de irritabilidade.
Durante este desequilíbrio Vata, duas desordens Kapha também podem se manifestar: ganho de peso e/ou retenção de liquido, o que em alguns casos pode ser até benéfico, já que essas desordens trazem a qualidade pesada e ajudam a equilibrar as tendências erráticas de Vata; além disso, um pouco de gordura também ajuda na produção interna de estrogênio, que está em declínio nessa fase.
Osteoporose
A osteoporose está diretamente relacionada com a menopausa, pois assim como o estrogênio, a densidade óssea atinge seu pico aos 35 anos e depois começa a declinar. Se a mulher se cuidou até essa idade e continua se cuidando depois dela, esse declínio não trará incômodos. Agora, se ela não investiu em "construir" e continua não ajudando a manter essa densidade, certamente ela chegará ao nível de fratura, onde espontaneamente seus ossos podem se fraturar no menor dos movimentos.
Envelhecer com saúde e alegria não significa cuidar da saúde depois de ter atingido certa idade, mas sim ter cuidado dela desde cedo. A medicalização rápida não substitui o cuidado que uma rotina diária saudável proporciona ao corpo resistir às doenças.
Dicas para proteger seus ossinhos:
(e se ainda sua constituição for Vata, mais cuidado você deve ter)
-se tornar vegetariano: vegetarianos precisam de menos cálcio do que os carnívoros, pois quando as proteínas são digeridas o corpo precisa de cálcio para ajudar a remover os resíduos dessa digestão;
-consumir alho(que produz saúde para os óssos), tofu(que tem efeito estrogênico), gergelim e folhas verdes escuras que são alimentos ricos em cálcio;
-cuidar do consumo de antiácidos: se o acido estomacal baixar muito, a absorção de cálcio fica impedida;
-atividade física, principalmente musculação.

Fatores de risco:
-perda de muitos ciclos menstruais durante seus anos férteis;
-menopausa antes dos 45 anos;
-as mulheres de raça branca têm maior tendência a desenvolver osteoporose, em segundo lugar as asiáticas;
-gordura corporal insuficiente;
-histórico familiar de osteoporose;
-dieta pobre e insuficiente;
-dieta rica em proteína animal, sódio e açúcar branco;
-dieta baixa em potássio;
-bebidas alcoólicas e carbonadas, cigarro;
-sedentarismo e falta de atividade muscular;
-uso prolongado de remédios como: esteróides, hormônio da tireóide, e agentes quimioterápicos.
Com certeza é muito melhor ter esses cuidados antes da osteoporose te corroer, ou dos distúrbios da menopausa te abraçarem. Porém se a mulher já foi diagnosticada ou se percebeu com esses sintomas talvez seja necessária uma reposição hormonal.

Reposição hormonal
Os fito-hormônios são hormônios derivados de plantas e que possuem a estrutura semelhante aos hormônios femininos: estrógeno e progesterona. Algumas mulheres se dão bem apenas com a fito-progesterona, que é derivada do Yam Mexicano; outras adicionam também a Soja ou Alcaçuz, que contém fito- estrógeno.  Há também outras plantas como o Linho, Trevo e alfalfa mas essas podem exercer efeitos tóxicos.
A terapia de reposição hormonal é algo muito perigoso e que, mais tarde será abordada aqui com detalhes. O que acontece hoje em dia é que muitas mulheres procuram fazer a reposição hormonal com objetivo estético, o que nega aos tecidos a oportunidade de envelhecer gradualmente e graciosamente e nega a mente a oportunidade de amadurecer, aceitar e fluir com a natureza da vida.
Por isso, mais do que um excesso disso ou a falta daquilo,  Ayurveda prescreve Rasayana, uma terapia de rejuvenescimento a nível celular - que se em outras fases da vida já é recomendada, nessa é especialmente essencial.
Rasayana
Rasayana, ou rejuvenescimento, significa "o caminho do suco", e o envelhecimento é a perda desse suco, tanto literalmente quanto figurativamente: o corpo "encolhe", a mente se torna confusa, as articulações secam, os músculos perdem o tônus; o corpo sente mais frio, se torna doente com mais facilidade e se recupera com mais dificuldade do que antes.

Então o Rasayana entra na rotina diária para diminuir o tempo e a intensidade do declínio da vitalidade... mas como?
-com o consumo de alimentos medicados, como por exemplo, o Chyavanaprasha;
-cuidados com a pele, pois Vata esta diretamente ligada com o sentido do toque e com a pele;



Para o cuidado com a pele, Ayurveda prescreve as aplicações de óleo como: Abhyanga, Shirodhara e Pizzichilli.

Em resumo, é sabido que uma menopausa sofrida vem de impactos de uma vida prévia, portanto cuidar de sua alimentação, rotina diária, ciclo menstrual fará toda a diferença lá na frente. No entanto, nunca é tarde para adquirir hábitos saudáveis e mudar velhos padrões.

texto inspirado e traduzido a partir do livro Ayurveda para mulheres- Dr Robert Svoboda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...