quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bom dia, Dia!

Esse fenômeno maravilhoso que é o dia, tem como característica principal a presença da luz do Sol.Assim como para as plantas, o Sol é para nós seres humanos fonte primordial de energia vital, o Prāna.

Prāna é o nome sânscrito desta energia responsável pela manutenção da vida, seja através do funcionamento perfeito do corpo e da mente, seja pela interconexão de ambos.

Portanto se você está se sentindo exausta, indisposta, letárgica, desvitalizada, desanimada, ao invés de tomar litros de café ou qualquer outro estimulante artificial, experimente tomar um belo banho de sol por 10 minutos, dando preferência para o "sol bom" que  vai das 7 até as 10 da manhã.

...Feche os olhos, sinta o calor nutrindo sua pele e diga em voz alta: BOM DIA, DIA!

Da mesma forma, através da ingestão de alimentos saudáveis, obtemos Prāna. Particularmente, os alimentos crus têm maior quantidade de Prāna. Por tanto, vale também adicionar uma porção diária desses alimentos em sua dieta.

Lembrando sempre que:
-pessoas Pitta, devem e podem comer em maior proporção alimentos crus, principalmente folhas verdes amargas e adstringentes.
-pessoas Kapha, devem comer alimentos crus, os misturando com os alimentos quentes e dando preferência para folhas verdes amargas e picantes como rúcula, agrião, escarola..
-pessoas Vata, devem comer em pouquíssima quantidade alimentos crus, também os misturando com alimentos quentes e adicionando uma boa quantidade de óleo extra virgem, como o gergelim, por exemplo.

A última dica está na prática de exercícios físicos, porque muitas vezes, o problema não é a falta, mas a estagnação da energia. Principalmente o horário da manhã é o mais indicado para tal, já que a energia mais letárgica de Kapha predomina em nós e na natureza. Para quem não tem a possibilidade diária de fazer atividade física, opte por andar ao invés de pegar o carro, faça um breve alongamento após levantar da cama,  ou até mesmo subir e descer as escadas de casa já é bem vindo! 

Aproveitem seu dia...
CARPE DIEM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...