quinta-feira, 9 de junho de 2011

Teatro Ayurvédico: Entendendo os protagonistas da saúde e da doença – Agni, Ojas, Ama e Doshas.

De acordo com Ayurveda, a causa principal das doenças é um sistema digestivo fraco. Dentro desta visão, quem governa a digestão é  Jatar Agni, nosso fogo digestivo interno que na visão biomédica seria correspondente aos sucos digestivos (gástrico, pancreático, duodenal, bile).

Muitos fatores emocionais, ambientais e principalmente anti-nutricionais (devido à quantidade, qualidade e combinações inadequadas de alimentos) alteram o poder de transformação do Agni, que passa a não digerir propriamente os alimentos. Desta forma, quando os alimentos não são digeridos, não são absorvidos e formam biotoxinas que grudam nas células e bloqueiam e/ou dificultam o transporte de substancias pelo corpo, isso gera desequilíbrio dos doshas e resulta em doenças.

Na "linguagem ayurvédica" as toxinas proveniente dos alimentos não digeridos são denominadas Ama, a grande causadora de doenças. Na linguagem matemática, diríamos que Agni e Ama são indiretamente proporcionais: quanto mais Agni menos Ama, quanto menos Agni mais Ama. Mas devemos estar atentos pois, assim como Ama resulta no aumento de Vata e/ou Kapha,o excesso de Agni (Tikshna Agni) resulta no aumento de Pitta.

A expressão do Agni é a fome verdadeira. Quando temos fome significa que temos fogo para digerir o alimento que vai entrar. Comer sem fome é um dos "pecados" para as doenças de acordo com Ayurveda.

Há varias classificações para o Agni:
Tikshna Agni- Metabolismo excessivo; digere tudo com muita intensidade podendo "digerir até mesmo o próprio estômago", causando assim: gastrites, úlceras e etc. O fogo excessivo queima os alimentos da mesma forma que o fogo produz cinzas; essas "cinzas alimentares" também são Ama. Mais característico de pessoas Pitta em excesso.
Manda Agni- Metabolismo insuficiente; dificuldade em digerir, falta de apetite, sensação de empachamento constante, ganho de peso. Mais característico de pessoas com Kapha em excesso.
Vishama Agni- Metabolismo irregular; ora produz muito fogo, ora não produz; Resulta em Ama, gases, indigestão e má absorção. Característico de pessoas Vata em excesso.
Sama Agni- Boa digestão que produz leveza, disposição e saciedade. Não produz nenhum sinal de indigestão como eructação, flatulência, empachamento, azia, etc.Independente da sua constituição esse é o Agni ideal para todos, o que mudará é a dieta. 

Uma boa nutrição depende de um bom Agni, pois precisamos nutrir todos os 7 tecidos do corpo para que produzamos Ojas, a substância responsável pela construção de nossa imunidade, que é a responsável por manter nossa saúde. Se o Agni está excessivamente alto ou baixo, Ojas é diminuído.

O primeiro passo para re- construir Ojas é levar o Agni para a condição de Sama Agni.
Para atingir essa condição precisamos:

1. Estar com fome: a fome verdadeira que é a fome física em que sentimos aquela sensação de vazio no estomago;
2. Não comer antes de a refeição anterior ter sido digerida;
3. Não comer com raiva, ansiedade e emoções fortes;
4. Não comer de pé, andando, ou fazendo qualquer outra atividade;
5. Comer em ambientes agradáveis, limpos, harmoniosos;
3. Os alimentos ingeridos devem estar de acordo com nossa constituição, estação do ano e fases da vida e possuir a qualidade Sattvica, ou seja, alimentos puros, higiênicos, saudáveis, nutritivos, naturais, saborosos, cheirosos, com bom aspecto;
4. A quantidade deve ser adequada. Ayurveda mede essa quantidade pelo tamanho do estômago de cada um, que pode ser verificada através da união das mãos em concha (unindo a borda externa dos dedos mindinhos). Se você dividir essa área em 4 partes, 2/4  devem ser preenchidos com sólidos, ¼ com líquidos mornos e ¼ deve permanecer vazio para proporcionar o movimento da digestão.
5. Nosso Agni acompanha o movimento do sol, portanto de manhã devemos ter uma refeição leve, porém nutritiva; ao meio dia devemos fazer a refeição mais substanciosa do dia; e a noite uma refeição leve, de preferência antes do sol poente e duas horas antes de dormir;
6. Não dormir nem tomar banho depois das refeições, uma leve caminhada é indicada para ajudar a digestão.
7. Agradecer pelo alimento ajuda na digestão física e sutil e retira possíveis energias negativas

Alimentos como: Tahini, amêndoas, leite e ervas como: Shatavari e Aswagandha associados a um bom Agni são altamente produtores de Ojas.

Comer é um habito freqüente e a comida é o que forma a estrutura de nosso corpo e influencia na qualidade de nossa mente, agrega pessoas e celebra ocasiões especiais. Portanto, quando pensamos em alimentação, devemos refletir sobre esses protagonistas que atuam no teatro da nossa vida, trazendo saúde ou instalando a doença. Agni = Ojas = saúde; Ama= Dosha = doença.

Ayurveda traz uma base sólida e segura para entendermos e identificarmos como estão essas energias dentro de nós; e um bom terapeuta é a ferramenta que transmite esse conhecimento orientando e principalmente educando cada individuo dentro de sua  realidade singular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...