terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mudando o Mundo através da Alimentação Ayurvédica (parte I)


O ato de alimentar-se é muito mais do que engolir a comida. É um ato que envolve escolhas que afetam a nós mesmos, à sociedade e o planeta como um todo.

Antes de o alimento chegar ao seu prato, ele passou por diversos processos: foi plantado, regado, cultivado, colhido, selecionado, lavado, cortado, embalado, transportado e etc. Muita energia foi gasta: energia elétrica, mecânica, solar, combustível... E muitas pessoas  participaram deste processo: o agricultor, o vendedor, bóia fria, caminhoneiro, o trabalhador do supermercado, a indústria... E por último VOCÊ. 


Portanto, escolher o alimento é contribuir para uma cadeia de reações. 

A aliment-ação é uma forma de sermos ativos no processo de mudar o mundo. Porque é uma ação diária e recorrente, que envolve desde o preparo até a limpeza da cozinha.

 Na hora de selecionar o que vamos colocar na mesa e principalmente o que vamos colocar dentro de nossos corpos, devemos nos questionar SEMPRE a origem e o destino daquilo que consumimos; e tentar fazer ao máximo, escolhas que possam beneficiar a saúde de sua família, dos trabalhadores honestos e principalmente da mãe natureza, que generosamente nos fornece tudo aquilo que precisamos para sobreviver.



principais certificações orgânicas do país


Na hora de preparar o alimento, manter o ambiente harmonioso e limpo, manter a mente consciente do que está sendo feito. Vibrar intenção de cura e saúde e nunca cozinhar ou comer com emoções fortes.

Na hora de limpeza do ambiente, procure separar o lixo orgânico do reciclável, usar produtos que são biodegradáveis, ORGÂNICOS, locais e sazonais e evitar o desperdício de água, gás, energia elétrica e da própria comida.


O Ayurveda tem um vasto conhecimento a respeito da arte de cozinhar e de se alimentar... 
Mais informações nos próximos posts!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...