quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mudando o mundo através da Alimentação Ayurvédica (parte II)


Existem dois pontos de vista em relação à nutrição. Todos nós estamos mais familiarizados com o modelo da nutrição bioquímica que está baseada nos fundamentos da medicina moderna e nos conceitos de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais...


Mas poucos de nós sabemos que existe outra abordagem nutricional, e que esta é usada há milhares de anos pelo sistema milenar do Ayurveda. O nome dado a este ponto de vista é nutrição constitucional, o que significa uma nutrição totalmente adaptada às necessidades de cada individuo, partindo do pressuposto de cada ser humano é único e singular.



DADOS IMPORTANTES
Atualmente existem dados alarmantes sobre as condições de saúde da população mundial. Foi feito um estudo nos Estados Unidos que mostra que 97 milhões de americanos estão com sobrepeso e o numero de crianças obesas dobrou nos últimos 38 anos. Além disso, metade das crianças americanas entre 7 e 12 anos tem colesterol alto e 98% das crianças tem pelo menos 1 fator de risco para doenças cardíacas.70 milhões de americanos freqüentemente sofrem de doenças cardiovasculares.

Estudos mostram que esses tipos de doença são facilmente prevenidos e curados de forma muito mais eficaz através de alimentação e estilo de vida, do que através de remédios.

Mas o problema é que o modelo atual de nutrição bioquímica é limitado. Se realmente ele funcionasse, porque será que cada vez mais as pessoas estão mais obesas e menos saudáveis? Porque será que mesmo limitando nossa ingestão de calorias e diminuindo o nível de colesterol no sangue os dados alarmantes de doenças cardiovasculares não alteram? Porque tantas informações contraditórias em relação aos alimentos? Ora café é bom, ora não é... ora chocolate faz bem, ora não faz... ora tomate causa câncer, ora previne contra câncer de próstata...ora uma coisa engorda, ora emagrece...

Enfim, após ler o magnifico livro: Ayurvedic Nutrition de Atreya Smith, essas lacunas foram lindamente clareadas para mim e eu espero poder fazer o mesmo à vocês leitores.

O PORQUÊ
-A nutrição está diretamente vinculada à indústria - indústria dos alimentos, indústria farmacêutica e indústria médica. Todas elas são interligadas e orientadas para o benefício próprio, ou seja, para o lucro. Um exemplo é o uso de agrotóxicos, conservantes e hormônios na comida. Para que colocar tais substâncias venenosas na comida sabendo da destruição que causam no organismo humano? A resposta é simples: para que durem mais tempo e para que a produção e conseqüentemente o consumo aumentem! Então, o consumidor vai ao médico buscar alívio para seus desconfortos digestivos e o resultado é o antiácido, antibiótico, antiinflamatório e assim por diante. Aliás, vocês já viram a diversidade de remédios que existem para desconfortos digestivos?? É inacreditável.....

-A nutrição é um ramo da medicina moderna que se fundamenta na bioquímica, e a química moderna é baseada no estudo de sistemas não vivos. Ou seja, componentes vivos provenientes dos alimentos são isolados e seus efeitos são testados em células teciduais, que também foram isoladas do corpo e que muitas vezes não são nem células pertencentes ao corpo humano, são células de pobres animais confinados em laboratório. Esse tipo de estudo é descontextualizado e simplista, pois desconsidera a complexidade das inter-relações do corpo vivo e a sinergia dos compostos orgânicos. Ou será que as células vivas e mortas se comportam da mesma maneira?

-A nutrição tem uma visão ingênua, para não dizer errônea em relação ao alimento. A maioria dos médicos e nutricionistas vem o corpo humano como uma máquina que necessita de combustível. Esse combustível é a caloria contida nos alimentos. Mas o que é exatamente uma caloria? Caloria é a medida teoricamente estipulada para determinar a quantidade de calor necessária para aumentar 1L de água em um grau Celsius(?). Então para atingir a meta de 2000 kcal diária estipulada para a mulher, eu posso facilmente comer bolo, chocolate, pizza, e hambúrguer que rapidamente eu alcanço a minha meta calórica, mas em contra partida essas calorias não tem nenhum valor nutricional para meu metabolismo. Sim, a caloria funciona muito bem nos laboratórios, mas não é exatamente assim que acontece no corpo humano e isso explica claramente o quadro de obesidade norte-americano.

-A nutrição carece de uma metodologia adequada. Cada indivíduo é único e possui um metabolismo próprio que difere drasticamente de outro, mesmo que ambos sejam filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Então, como estipular a mesma quantidade de proteína, carboidrato, gordura, ou seja-lá-o-que-for para todas as pessoas? Hoje a ciência até reconhece este fato, mas carece de uma metodologia aplicável para essas diferenças.


Quero ressaltar aqui que essas informações não têm a intenção de culpabilizar nada nem ninguém. Estão ai para que mais uma vez possamos refletir a respeito de nossas atitudes e trabalhar de forma ATIVA e consciente em direção à saúde PLANETÁRIA. Simples fatos são apresentados para que comecemos a nos questionar e assim nos empoderar: tomando nas mãos as rédeas de nossa própria vida e a responsabilidade pelas nossas escolhas.

Dicas Ayurvédicas nos próximos posts...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...