segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mudando o mundo através da Alimentação Ayurvédica parte III - Equilibrando seu Metabolismo



Ayurveda tem um ponto de vista muito diferente em relação ao ser humano e aos alimentos, e para utilizar esse sistema, não precisamos necessariamente descartar nenhum de nossos conhecimentos. Mas sim, precisamos ampliar nossa visão e ir além do atual modelo de nutrição biomecânica.

Primeiramente, devemos parar de querer categorizar os alimentos entre si e ao invés disso, olhar antes para a pessoa que vai comê-lo. Para Ayurveda, o metabolismo da pessoa é muito mais importante do que os nutrientes contidos no alimento. A lógica disto repousa no fato de que não adianta nada o alimento ser super nutritivo se a pessoa que vai ingeri-lo não consegue assimilar esses "super nutrientes".

Quando o indivíduo for se alimentar ele deve trocar a frase: "vou comer brócolis por que tem o nutriente X" por "o que devo comer para manter meu metabolismo equilibrado?"Para isso um conhecimento do seu metabolismo é necessário - isto é empoderamento, isto é auto-conhecimento!

Mas, o que é o metabolismo?

Metabolismo, de maneira simplista, é a capacidade que seu organismo tem de transformar "coisas que não eram suas em coisas suas". Como por exemplo, quando você vai comer pão; o pão não faz parte de você, mas depois de ingeri-lo este pão vai ser digerido e ajudará na formação das suas próprias células.

O metabolismo chama-se Agni dentro da linguagem ayurvédica. Agni é o fogo digestivo responsável pela digestão –tanto dos alimentos quanto dos pensamentos e emoções. É por isso que quando estamos deprimidos, ansiosos ou agitados nosso apetite se comporta de acordo – não comendo; comendo em excesso; ou comendo na quantidade adequada, mas com a digestão deficiente.

Quando o Agni tem alguma deficiência, os alimentos que comemos ficam parcialmente digeridos e formam biotoxinas (ama na linguagem ayurvédica). Esses vão se acumulando pelo corpo, bloqueando canais e membranas, confundindo as células e modificando a ações importantes dentro do corpo. Então começam a dar pequenos problemas que podem se tornar grandes doenças se não tratados a tempo.

Os sinais e sintomas de um mau Agni são: falta de apetite ou apetite extremamente intenso, gases, eructação, empachamento, náusea, constipação, azia, sonolência exacerbada, mau cheiro, mau hálito, presença de alimentos inteiros nas fezes e cobertura esbranquiçada ou amarelada na língua. Da mesma forma que isso indica sinais de uma digestão deficiente também indica presença de algum grau de biotoxinas pelo corpo. 

Por outro lado, a presença da fome verdadeira (aquela que dá uma sensação de estômago vazio, fraqueza e algumas vezes irritabilidade), boa vitalidade, energia, disposição, boa digestão (em todos os níveis) e temperatura corporal equilibrada - são sinais de um bom Agni.

Como foi dito anteriormente, apesar de todos nós possuirmos um metabolismo, este varia radicalmente de pessoa para pessoa. Por isto a nutrição é constitucional e não geral!

Então, qual é meu tipo de metabolismo?

Existem 7 tipos de metabolismo: Vata, Pitta, Kapha, Vata-Kapha, Vata-Pitta, Pitta-Kapha e Vata-Pitta-kapha. O Agni tente a ser intenso nas pessoas Pitta; variável nas pessoas Vata, e fraco nas pessoas Kapha. Quando esses metabolismos se combinam, a pessoa pode apresentar características de ambos, dependendo da estação do ano ou do desequilíbrio. Para descobrir de maneira mais específica qual o seu metabolismo, procure um terapeuta ayurvédico. Aqui apresento algumas dicas gerais pois se aplicam aos três:

NÃO
-coma sem fome
-coma sem que a refeição anterior tenha sido digerida
-tome banho depois  das refeições 
-durma após as refeições 
-beba liquido em excesso junto com as refeições
-coma com emoções fortes
-coma em frente a TV, em pé, andando, lendo, falando ao telefone, ou fazendo coisas que lhe tirem atenção
-use microondas, panelas de alumínio, utensílios de plástico
-consuma alimentos: fritos, processados, refinados, embutidos, congelados, enlatados, industrializados, pasteurizados, prontos, desnatados, com 0% de gordura, light, diet, sem glúten e que duram muito tempo
-deixar o alimento por mais de dois dias na geladeira

SIM
-silencie alguns minutos antes de comer e agradeça o alimento
-mastigue bem e preste atenção no alimento
-quando possível, faça uma pequena caminhada apos as refeições para ajudar a digestão
-uma pequena quantidade de água morna durante a refeição ajuda na digestão e na absorção
-coma no mínimo 2 horas antes de ir dormir
-utilize panelas de barro, ferro, inox e utensílios de vidro, madeira, inox ou bamboo
-consuma alimentos integrais, orgânicos, frescos, naturais, locais, sazonais e coloridos

Nota: Para manter seu metabolismo saudável alguns outros fatores devem ser considerados como: exercício físico, rotina diária, rotina anual, trabalho, ervas medicinais, tipo de alimento e etc. Essas são dicas alimentares gerais para melhorar e equilibrar sua capacidade digestiva. Experimente!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...