sexta-feira, 16 de março de 2012

Ensinamentos da Tenda da Lua - RECOLHIMENTO

Gostaria de compartilhar com vocês mulheres, essas palavras sábias que chegaram a mim em um momento importante. Esse ensinamento vêm de uma antiga prática tradicional das índias nativas americanas. Por tanto, há algumas passagens que parecem um tanto distantes da nossa realidade moderna, mas sabendo interpretar a essência do ensinamento, é possível aplica-lo maravilhosamente às nossas vidas. Eu fiz algumas interpretações pessoais que estão escritas em vermelho.



A tenda da lua é o lugar da mulher. É lá que as mulheres se reúnem durante o seu período menstrual para ficarem juntas e se sentirem em sintonia com as mudanças ocorridas em seus corpos. Há muito tempo atrás, durante essa época especial do ciclo lunar, as mulheres eram afastadas das tarefas domésticas e recebiam permissão de se recolher a tenda da lua, para desfrutar da companhia de sua irmãs.
-muitas de nós não pode simplesmente recolher-se no sentido de parar suas atividades diárias, tanto dentro ou fora de casa porque nossa sociedade não é estruturada para tal. Mas, esse termo “recolher-se” pode ser aplicado de uma outra forma em nossas vidas. Quem sabe tirando um tempo para se cuidar, fazer uma auto massagem, tomar banho à luz de velas, caminhar consciente das respirações, ouvir uma boa musica e deixar o corpo dançar sozinho, fazer uma prática de yoga ou meditação?  Estruturar atividades prazerosas, relaxantes e que focam no auto conhecimento, no meio da rotina conturbada é ter esse tempo de recolhimento.

Em muitas tradições antigas o Tempo da Lua é considerado um tempo sagrado da mulher, durante o qual ela é honrada como sendo a Mãe da Energia Criativa. Durante esse ciclo, ela deve liberar-se das energias antigas que seu corpo vinha carregando, e preparar-se para a religação com a fertilidade da Mãe Terra, da qual será portadora durante a próxima Lua, ou próximo mês. Nossos ancestrais sabiam o quanto era importante permitir que cada mulher pudesse se aprofundar em seu Espaço Sagrado durante esse momento de religação, pois as mulheres eram as mães; davam continuidade à Tribo tendo filhos, traziam fertilidade as lavouras graças a sua conexão com a Mãe Terra e abrigavam os sonhos da Nação em seus ventres até que esses sonho se tornasse realidade. Durante sua Lua, elas eram estéreis e não podiam conceber. Este era portanto, o seu período de descanso.
-para Ayurveda esse período é também considerado um período de purificação. “”liberar-se das energias antigas que seu corpo vinha carregando“ significam em outras palavras, liberar toxinas que foram acumuladas e que devem ser eliminadas para restabelecer saúde. A energia feminina por ter essa característica mais receptiva, passiva, fria, kapha... tende mais a retenção/acumulação do que os homens, em todos os sentidos... desde emoções até toxinas. A natureza é sabia e por tanto deu a menstruação de presente às mulheres para que elas possam seguir e procriar seres saudáveis. Por tanto, uma dieta leve, cozida, quente, vegetariana e vegana, bem como um bom descanso físico e mental nesse pequeno período do ciclo, é ideal para ajudar a inteligência do corpo a fazer seu papel.
           
Ninguém impedia que uma mulher fizesse seu retiro periódico durante o tempo da Lua. Impedir seria um gesto perigoso da parte de qualquer membro da Tribo. Insistir que uma mulher continuasse a cumprir com as tarefas ou deveres familiares equivalia a interromper o seu ciclo de religação com a Terra. Isso poderia atrair a ira da Mãe Terra. Assim, se qualquer mulher visse negado seu direito de se reconectar com a Avó Lua e/ou Mãe Terra, a fertilidade e abundância poderiam não se manifestar naquela Tribo ou Nação. O verdadeiro sentido dessa conexão ficou perdido em nosso mundo moderno. Na minha opinião, muitos dos problemas que as mulheres enfrentam, relacionados aos órgãos sexuais, poderiam ser aliviados se elas voltassem a respeitar a necessidade de retiro e de ligação com a sua verdadeira Mãe e Avó, respectivamente Terra e Lua.
- quando se fala em atrair a ira da mãe terra, podemos resumir esse simbolismo em 3 letras: TPM. É isso o que acontece com a mulher, ela fica irada, triste, deprimida, oscilante... pois seu corpo está exausto, cheio de toxinas que o corpo quer expelir, mas ela é impossibilitada de ajudar nessa remoção por conta de seus milhões de compromissos e muitas vezes por falta de conexão com seu próprio corpo. Muitas mulheres modernas acham que menstruar é uma maldição, e tomam hormônios para interromper o fluxo!! Como o próprio nome já diz é um fluxo, e quando qualquer fluxo é interrompido de forma anti-natural, uma hora explode!! A TPM é o primeiro sintoma dessa explosão, que se não administrado gera doenças femininas mais graves e crônicas. As mulheres modernas acreditam que a TPM é algo normal, mas não é... atualmente é algo comum, mas não necessariamente normal, principalmente quando atinge determinados graus de histeria. Da mesma forma quando se fala da não manifestação da fertilidade e da abundancia para a tribo que não respeita esse período da mulher, isso se traduz como a desarmonia no lar, nos relacionamentos, e nas funções importantes que tantas mulheres desempenham. Em menor escala, as tribos mencionadas são nossas tribos familiares e em maior escala nossa tribo social como um todo. Definitivamente a mulher necessita dessa compreensão e apoio de seus parceiros, familiares e amigos, que devem assumir determinados afazeres ou responsabilidades para que as mulheres, mães, esposas, amigas, profissionais... descansem!

 A nossa vó lua é que tece a trama das marés (que é a água ou sangue de nossa Mãe Terra), e os ciclos de uma mulher acompanham o ritmo dessa fiação. Quando as mulheres vivem juntas num espaço comum, seus corpos começam a regularizar sua menstruações, e todas terminam tendo seu tempo lunar simultaneamente. Esse ritmo natural é um dos laços da fraternidade.
As mulheres honram o seu Caminho Sagrado quando se dão conta do conhecimento intuitivo inerente à sua natureza receptiva. Ao confiar nos ciclos de seus corpos e permitir que as sensações venham à tona dentro deles, as mulheres vêm sendo videntes e oráculos de suas tribos à séculos.
-essa passagem me remete a importância de se estar conectada com os ritmos naturais e com a natureza. Nós nascemos com o dom da sensibilidade, mas esse dom só é manifesto quando estamos conectadas! Não é necessário que estejamos morando em cabanas no meio da floresta, mas atos simples como: acompanhar os ciclos da lua observando como esse ciclos influenciam em nossas emoções e pensamentos, ter uma alimentação saudável e pura, dormir e acordar cedo, presenciar um nascer e um pôr do sol, observar o céu, as estrelas, andar descalça na grama, plantas, mexer na terra, pelo menos estar em contato com os elementos naturais e ter uma vida saudável!

 Durante seu tempo de Lua, as mulheres da Tribo têm oportunidade de partilhar entre si as visões, os sonhos, as experiências e habilidades mútuas. Durante seu tempo de lua, as mulheres não tinham permissão de preparar comida, danças, participar de cerimônias ou partilhar qualquer atividade vital com os homens. Muita gente costuma a interpretar erroneamente este costume. Essa tradição teve inicio porque as mulheres precisavam se reabastecer de energia durante seu período estéril. Considere o alívio que um retiros desses poderia proporcionar a uma mulher moderna e a sua família, que é obrigada a conviver mensalmente com suas mudanças de temperamento. A idéia comum entre os que não entendem direito essa prática é a de que as mulheres eram consideradas sujas durante seu Tempo de Lua, mas na verdade, isso era a mais alta honra que se concedia as mulheres. Considerava-se que era um direito da mulher retirar-se para receber a alimentação e os cuidados da Mãe Terra, assim como ela própria tinha cumprido com sua responsabilidade de cuidar bem dos outros durante o resto do mês.
-não é preciso dizer mais nada né? Assim como nós assumimos todos os tipos de tarefas, que tal negociar com seus companheiros que nesses dias as levem para jantar, fiquem mais com os filhos, façam as compras, lavem a louça..

Dentro da tenda negra das mulheres são transmitidos ensinamentos fundamentais que permitem a cada mulher se relacionar com as energias femininas da mãe e da avó. Isso significa que os papéis sócias das mulheres são explorados em profundidade. Ser uma provedora é um papel que provavelmente experimentará durante sua caminhada na terra. Este papel inclui gravidez, parto, assim como o profundo amor e cuidado com os jovens em sua fase de crescimento. 
-nós mulheres que gestamos e parimos a sociedade. Nos somos as carregadoras e nutridoras da vida. Nos merecemos o direito de escolher a maneira de gestar e parir. Mas antes de tudo precisamos nos amar e confiar e resgatar nosso poder! como? simplesmente através da compreensão do quão importante somos. Não precisamos nos equiparar com os homens, somos de naturezas diferentes no entanto complementares. A base dos valores e princípios é o lar, é o afeto, é o amamentar, é o nutrir.. é isso que dá estrutura para os seres se desenvolverem e se realizarem tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

 Ao ter suas primeiras relações sexuais, todas a mulher era respeitada e tratada com carinho. Assim, nenhum mal ocorreria à mãe terra ou à tribo em geral em virtude de maus tratos sexuais inflingidos à mulher. A sexualidade era encarada como um prazer natural e sagrado. Toda a mulher estava preparada graças as lições transmitidas por outras mulheres na tenda da lua. A sexualidade era considerada um ato natural de fertilidade assim como a terra e o sol criavam alimentos para a sobrevivência do povo, o homem e a mulher criam seus filhos através do amor compartilhado. Originalmente, a mulher quase sempre tinha a ultima palavra quanto à escolha do guerreiro com o qual iria compartilhar seu corpo e sua vida.  Se os ensinamentos da tenda da lua fossem violados por algum homem, essas violações seriam puníveis com a morte.
Para que as velhas feridas cicatrizem de maneira eficaz e criativa, está na hora das mulheres utilizarem a idéia da Tenda da Lua e se refugiarem na santidade da fraternidade.
-ao compartilhar abertamente conquistas, medos e anseios com outras mulheres, nosso coração se tranquiliza pois percebemos coisas comuns, trocamos experiências e aprendemos umas com as outras. Aprender com as mulheres mais velhas como sua mãe, sua avó também é um grande presente. Mesmo que seja aprender como não fazer determinadas coisas!

Toda pessoa possui facetas masculinas e femininas. Cada uma delas pode penetrar no silêncio do próprio coração para que seja revelada a beleza do recolhimento e da receptividade. A tenda da lua pode ser um símbolo para homens e mulheres.
-os homens que respeitam esse período da mulher só se beneficiarão quando elas voltarem firmes, fortes e criativas de seu descanso. Isso também estimula que os homnes experimentem também seu lado femino e se desenvolvam integralmente como seres humanos. Atualmente o mundo precisa disso!

RECOLHER-SE E ASSIMILAR OS SENTIMENTOS QUE AS EXPERIÊNCIAS DA VIDA CRIAM É MUITO SAUDÁVEL.
-isso é uma qualidade primordialmente feminina!

Inspiração vinda do livro As cartas do Caminho Sagrada, Jamie Sams


Um comentário:

  1. Essa recomendação de ficar vegetariana ou vegana nos dias de lua é sua ou das índias? Nos dias de lua eu sinto muita vontade de comer carne. Eu como com gratidão e respeito, não me privo pois meu corpo pede proteína e sinto que preciso para me sentir mais forte. Cada corpo é de um jeito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...